Povoado de Ouro Fino no município de Goiás


Arraial de Ouro Fino, foi fundado por Bartolomeu Bueno da Silva Filho, (O Anhanguera), em 1727, foi um dos primeiros povoados do Brasil Central, e um importante lugar na região da cidade de Goiás na época da busca pelo ouro no Rio Uru e Córrego de Praia.

Foi fundado no ciclo do ouro e anexado ao município da Cidade de Goiás em 31/07/1945. Na década de 1950, depois de alçado a distrito, teve seu nome trocado para Itaiú. Mas não há ninguém que convença os moradores do local que o nome não seja Ouro Fino.

O então Povoado de Ouro Fino teve terras adjacentes transformadas em P. A. Ouro Fino, (Parcela de Assentamento), do INCRA, e distribuídas para pequenos produtores.

O povoado em ruínas, tem seu principal acesso pela entrada da Igreja do Ferreiro. Hoje, Ouro Fino faz parte de três propriedades particulares e pouca coisa está em pé: seis muros do que era a Igreja Nossa Senhora do Pilar e uma das tumbas do cemitério. O resto é história.

A mais famosa delas é conhecida em todo o País nas vozes de Tonico e Tinoco, no primeiro e maior sucesso da dupla: Chico Mineiro, cuja letra é voltada para os tempos caipira do povoado.

Era lá o sertão de Goiás onde Chico e seu irmão teriam tomado pouso enquanto levavam uma boiada.

Moradores chegam a apontar o lugar exato onde Chico teria tomado o tiro que o vitimou e para onde ele correu e morreu. “Depois trouxeram o corpo e enterraram nesse cemitério”, conta, com toda a certeza de Ouro Fino e segundo ouviu de seus antepassados. Para eles, o menino da porteira que ficava na estrada de Ouro Fino também nasceu naquela região, mas o compositor da canção Ted Vieira, hoje falecido, já deu declarações de que se trata da cidade homônima mineira.