Buenolânida, o marco zero do Estado de Goiás


Buenolândia é um distrito da cidade de Goiás, conhecido como "marco zero de Goiás".

Sua história está ligada ao retorno de Bartolomeu Bueno da Silva, o Moço, ao território de Goiás, guiado pelas picadas, que tornaram o caminho mais fácil e transitável.

Bartolomeu Bueno da Silva Filho foi incumbido, pelo governo de São Paulo, de chefiar uma bandeira de cem homens, com o fim de localizar o lugar onde estivera com seu pai. Tendo encontrado o aldeamento dos índios guaiases, ou Goiás, e vestígios da roca cultivada pelo Anhanguera, fundou, em 1726, o arraial da Barra, hoje Buenolândia, e no ano seguinte, os de Ouro Fino, Ferreiro e Santana.

Nessa viagem, Bueno se deteve longamente no local denominado Barra,, na junção dos rios Vermelho e Bugre, onde encontrou um boa mina. Ali erigiu e fundou, em 6 de julho de 1726, o povoado de Arraial da Barra, o primeiro do estado, composto por ranchos de palha e desprovido de construções mais sólidas, já que tinha caráter provisório.

Depois que foram descobertas as minas de Vila Boa, bem maiores, para ali se passaram quase todos os habitantes da Barra e levantaram o arraial de Nossa Senhora Sant’Ana, hoje Goiás Velho como é mais conhecida no mundo inteiro.


A casa de Bartolomeu Bueno da Silva existe até aos dias de hoje,  no centro do do Distrito de Buenolândia, local  que merece ser amplamente restaurado para transformar-se em ponto turístico.