Monumentos religiosos históricos da Cidade de Goiás

Igreja da Boa Morte (Museu de Arte Sacra)

Sua construção foi iniciada pelos militares, que não puderam concluí-la devido a uma proibição real que os impedia de serem proprietários de igreja. Tendo sido doada à Irmandade dos Homens Pardos, sua construção foi concluída em 1779. No ano de 1921, um incêndio destruiu o altar-mor, a sacristia e ainda várias imagens de madeira atribuídas ao escultor Veiga Valle. Em 1969 a Igreja passou a sediar o Museu de Arte Sacra da Boa Morte.

É o único edifício da cidade que apresenta elementos característicos do barroco em sua fachada e é de sua porta principal que sai, toda quarta-feira de trevas da Semana Santa, a Procissão do Fogaréu.

Desde 1969, a igreja abriga o Museu de Arte Sacra da Boa Morte, que possui imagens sacras de vários autores, com destaque para o artista Veiga Valle. Coroas, cálices, castiçais, tocheiros e lampadários dos séculos XVIII e XIX, peças de origem portuguesa e telas com temas religiosos completam o acervo.

Localização: Rua São Luiz do Couto, s/n
Telefone: (62) 371-1207
Visitação: terça a sábado, de 12h30 às 17h; domingos e feriados, de 8h às 12h.
__________________________

Igreja Matriz de Santana

Catedral da cidade de Goiás, a Igreja de Santana começou a ser construída em 1743 pelo Ouvidor Geral de Goiás, Manoel Antunes da Fonseca, que resolveu demolir a antiga capela que existia no mesmo lugar para edificar outra compatível com crescimento da cidade. A igreja foi planejada para comportar três vezes mais pessoas que a Catedral do Rio de Janeiro.

Como a obra fora construída de maneira muito precária, em 1759 todo o seu teto desabou, e a população foi obrigada a arcar com os custos da recuperação. Com uma história de inúmeras reformas e reconstruções, teve seu projeto alterado diversas vezes e só em 1998 a igreja foi restaurada pela Diocese de Goiás em parceria com o IPHAN.

Localização: Praça Castelo Branco (Largo do Palácio), s/n
__________________________

Igreja de São Francisco de Paula

Esta foi a terceira Igreja construída na cidade de Goiás. Tendo sido concluída em 1761, ela é hoje sede da Irmandade do Senhor dos Passos. Sua fachada apresenta a mesma simplicidade dos outros templos da cidade. Os forros, tanto da nave quanto da capela-mor, foram pintados por André Antônio da Conceição em 1869.

Localização: Praça Zacheu Alves (Largo de São Francisco de Palua), s/n
__________________________

Igreja do Carmo

Com uma arquitetura bastante simples e dimensões modestas, está situada entre o Hospital de Caridade e edifícios residenciais. Teve sua construção iniciada no século XVIII pelo Secretário de Governo Diogo Luiz Peleja. Porém, devido à falta de recursos, a obra foi doada à Confraria de São Benedito dos Homens Pardos Crioulos, que a concluiu e ocupou em 1786. Atualmente é utilizada apenas na Festa de Nossa Senhora do Carmo.

Localização: Rua Couto de Magalhães (Rua do Carmo), s/n
__________________________

Igreja da Abadia

Um dos melhores exemplares da arquitetura religiosa da cidade de Goiás, a Igreja de Nossa Senhora da Abadia foi edificada no final do século XVIII pelo padre Salvador dos Santos Batista. O sofisticado forro da nave, pintado por um autor anônimo, representa Nossa Senhora em meio a um grupo de anjos.

Localização: Rua da Abadia (Rua Nova) s/n
__________________________

Igreja de Santa Bárbara (Outeiro de Santa Bárbara)

Iniciada por Cristóvão José Ferreira em 1775, foi concluída cinco anos depois. Com uma fachada extremamente simples, essa Igreja foi construída em blocos de pedra-sabão e adobe. É alcançada por uma escadaria de 52 degraus, que teria sido também de pedra-sabão, mas que posteriormente foi substituída por cimento. Atualmente a edificação se encontra em estado precário, sendo aberta apenas para a festa da padroeira, no mês de dezembro. Localizada na saída da cidade para o norte, a Igreja oferece uma das mais belas vistas da cidade.

Localização: Rua Santa Bárbara, s/nº
__________________________

Igreja do Rosário

Construída em 1761, foi demolida e refeita em 1934 por padres dominicanos, que alteraram elementos da fachada original. Ao lado da igreja funciona um convento dominicano.

Localização: Largo do Rosário Telefone (62) 371-1116

Fonte consultada: Guia dos Bens Imóveis tombados em Goiás - Vila Boa, de Gustavo Neiva Coelho. Goiânia, Instituto dos Arquitetos do Brasil, 1999

__________________________

Igreja de Aparecida

Igreja da Nossa Senhora da Aparecida: A Igreja de Nossa Senhora de Aparecida foi construída em 1910 e está localizado no Povoado de Areias a dez quilômetros da Cidade de Goiás, na GO-070.

A Igreja de Nossa Senhora de Aparecida  é muito bonita e fica no alto de um terreno. Seu acesso é por meio de duas escadarias (uma frontal e outra lateral). No feriado dedicado à santa, 12 de Outubro, acontece a romaria de Nossa Senhora Aparecida, onde os moradores da cidade de Goiás seguem a pé até ali.

Localização: Km 120 - Povoado de Areias - Goiás - GO